Lista de espera!

Capacitação em Cateter Central de Inserção Periférica

Cateter Central Inserção Periférica (CCIP) é uma opção segura e de baixo custo entre os dispositivos de inserção central. Atualmente tem sido utilizado em larga escala tanto na população adulta, como na população pediátrica e neonatal.

Regulamentado por meio da Resolução nº 258/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em cujo art. 1º considera-se lícito ao enfermeiro à inserção do CCIP. De acordo com o art. 2º dessa resolução, o enfermeiro, para o desempenho de tal atividade, deverá ter se submetido à qualificação ou capacitação profissional.

É importante ressaltar também seu uso crescente na Oncologia e Hematologia, por ser implantado beira leito e por veia periférica, com sedação leve, e/ou apenas botão anestésico no local de inserção, dispensando a sala cirúrgica. Outro grupo de pacientes beneficiados são os portadores de intestino curto e outras doenças crônicas que fazem uso de nutrição parenteral intermitente no domicílio. Coleta de amostras de sangue para exames, que dispensam punções múltiplas e desnecessárias representam mais um ponto positivo do dispositivo.





Preencha o formulário

Lista de espera!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

® Todos os direitos reservados.